Institucional

A Profarma é um grupo de distribuição farmacêutica, que, a partir de metas estratégicas bem definidas e de um inconformismo natural, amplia sua atuação em unidades de negócio, a fim de oferecer a todos os públicos – acionistas, indústrias, farmácias, hospitais e consumidores – soluções eficientes em distribuição, especialidades e varejo.

Sua história começa em 1961, com a criação da Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos. Sempre movida por mais e pronta para mais, a empresa automatiza seus processos, abre Centros de Distribuição (CDs) nas principais áreas do Brasil, adquire empresas e agrega novas atividades.

Disposta a grandes mudanças, em 2006, a Profarma realiza abertura de capital e torna-se a primeira empresa do segmento a fazer esse movimento estratégico.

Tendo como principal foco a diversificação das linhas de produtos e canais em setores com rentabilidade e potencial de crescimento, a Profarma conclui a aquisição da ArpMed, em 2012, para a venda de medicamentos especiais, de alto valor agregado, e inaugura sua primeira Unidade de Negócio: Especialidades.

O ano de 2013 marca o início de uma nova etapa estratégica: a entrada no varejo farmacêutico, com as aquisições das redes Drogasmil, Farmalife e Tamoio. Assim, a Profarma assume o posicionamento de Grupo, com as Unidades de Negócio Atacado, Especialidades e Varejo, e torna-se o player mais diversificado do setor de saúde do Brasil.

Em 2014, realiza uma associação estratégica com a AmerisourceBergen Corporation e formam a Profarma Specialty, uma joint venture com 50% de participação de cada empresa, objetivando a atuação no mercado de Especialidades Farmacêuticas. A associação permite ao Grupo Profarma dar continuidade ao movimento iniciado com a aquisição da Prodiet (2011) e ArpMed (2012).

O Grupo Profarma, com sua equipe multidisciplinar e incansável na busca pela excelência, visa a ser a melhor opção para o segmento farmacêutico do Brasil, a partir de resultados consistentes e sustentáveis, mantendo baixos custos operacionais, fortalecendo suas vantagens competitivas e maximizando valor para seus acionistas.

 

Áreas de Atuação

 

Ideologias

Profarma – Atacado/Distribuição

  • Nossa razão de ser
    Potencializar o resultado de nossos parceiros comerciais, oferecendo soluções eficientes em distribuição.
  • O que queremos
    Ser a melhor opção em distribuição para o varejo farmacêutico nacional.

 

Profarma Specialty – Especialidades

  • Nossa razão de ser
    Incrementar o resultado de nossos parceiros, oferecendo soluções e serviços inovadores.
  • O que queremos
    Ser o parceiro estratégico no segmento de especialidades para a indústria, provedores de saúde e pacientes.

 

d1000 – Varejo

  • Nossa razão de ser
    Promover saúde, beleza e bem-estar com excelência, superando as expectativas dos consumidores, de forma diversificada e rentável.
  • O que queremos
    Ser a primeira opção de farmácia para os consumidores.

 

 

Movimentos Estratégicos

1 – Expansão regional (Unidade de Negócio Atacado)

2 – Criação de novos segmentos (Unidade de Negócio Especialidades)

3 – Entrada no Varejo (Unidade de Negócio Varejo)

4 – Associação estratégica (Unidade de negócio Especialidades Joint Venture – ABC)

 

Linha do tempo

 
Fundação da Profarma.
1961
1995
Abertura da filial ES.
Abertura da filial MG.
1996
1997
Automatização do CD RJ.
Aquisição da K+F São Paulo.
1999
2001
Abertura da filial PR.
Abertura da filial DF.
Início das atividades Hospitalar RJ.
2003
2004
Abertura da filial GO.
Abertura da filial BA.
Início das atividades Hospitalar SP.
Início das atividades de Vacinas.
Abertura da filial PE.
2005
2006
Início das atividades do Instituto Profarma.
Abertura de capital.
Aquisição do CD da Dimper (RS).
Abertura da filial CE.
2007
2011
Constituição da Locafarma.
Aquisição do controle da Prodiet.
Aquisição da Arpmed. (Unidade de Negócio Especialidade)
Prêmio Abrafarma de Melhor Distribuidora de 2012.
2012
2013
Entrada no varejo farmacêutico.
Aquisições das redes Drogasmil/Farmalife e 50% da Tamoio.
Criação da Joint Venture Profarma Specialty, junto com a AmerisourceBergen Corporation.
2014
2015
Prêmio Abrafarma de Melhor Distribuidora de 2015.
Aquisição dos 50% restantes da Tamoio. (Unidade de Negócio Varejo)
Aquisição da Íntegra Medical. (Unidade de Negócio Especialidade)
 

Código de Ética

Seguindo as exigências legais e regulatórias nacionais e tendo a honestidade e integridade como crença e comportamento, o Grupo Profarma adota um Código de Ética para suas Unidades de Negócio Atacado/ Distribuição e Varejo.

Ressaltamos, porém, que a Unidade de Negócio Especialidade possui também um código de ética próprio.