Início

Notícias

Indústria une forças para evitar novas pílulas de farinha

21/09/2018

Última atualização 20 setembro, 2018

Sete entidades ligadas à indústria farmacêutica emitiram uma nota de repúdio ao Ministério da Saúde. O motivo é publicação, no último dia 12 de setembro, da Portaria nº 2.894. A decisão eliminou a exigência do Certificado de Boas Práticas de Fabricação e Controle (CBPF) para empresas participarem de licitações e comercializarem medicamentos para o governo federal, atendendo a uma determinação do Tribunal de Contas da União.


Pesquisadora desenvolve produção de proteína para tratamento de câncer

21/09/2018

Última atualização 21 setembro, 2018

A pesquisadora cearense Katiane Queiroz, 36, desenvolveu estudo para produzir em larga escala a proteína lactoferrina humana (LF), que poderá ser utilizada para a prevenção e tratamento do câncer. Os resultados do projeto financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) foram apresentados à comunidade científica no último dia 24, durante defesa de tese de doutorado.


Promotoria recomenda uso dos protocolos clínicos do Ministério da Saúde

21/09/2018

A Promotoria de Defesa dos Direitos da Saúde da Capital recomendou que as Secretarias de Saúde do Estado e do Município orientem os profissionais médicos a esgotarem as alternativas de fármacos prevista nos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde antes de prescreverem tratamento medicamentoso diverso aos pacientes.


Patentes Farmacêuticas e Biotecnológicos são discutidas em encontro

21/09/2018

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil e o Sindusfarma promoveram o workshop “Patentes Pharma & Biotech nos EUA” no dias 10 e 11/9, no The World Hotels, em São Paulo.

O objetivo do encontro foi o de orientar profissionais da indústria farmacêutica sobre a elaboração de documentação para o registro de patentes farmacêuticas e biotecnológicas, tendo como referência a legislação e estudos de casos nos Estados Unidos.


MPF expede recomendações para evitar abuso de hospitais nos preços de medicamentos e insumos médicos

21/09/2018

Investigação conduzida pelo MPF no Maranhão evidencia cobrança de altos preços por remédios e materiais médicos utilizados em hospitais; prática fere a Constituição e a regulamentação da matéria


Revlimid (lenalidomida) é aprovado no Brasil

21/09/2018

Última atualização 21 setembro, 2018

O REVLIMID (lenalidomida) recebeu a aprovação de sua terceira indicação terapêutica pela Anvisa. A liberação foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira, dia 17 de setembro de 2018, como segue:

Revlimid(lenalidomida) em monoterapia é indicado para o tratamento de manutenção de pacientes com mieloma múltiplo recém-diagnosticado que foram submetidos a transplante autólogo de células-tronco.1


Tecnologia muda a relação entre shopper e canal farma

21/09/2018

Evento da Biowell discute futuro do varejo

Até 2021, 71% dos shoppers usarão múltiplos canais para as suas compras e cada pessoa usará sete devices conectados, como celulares e relógios. Além disso, registros médicos e de saúde serão o segundo mais importante volume de dados acumulados em todo o mundo. Foram com dados como esse que o presidente-executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) abriu o evento promovido pela Biowell, hoje, na capital paulista.


Consumidor que despreza bula não pode reclamar de efeitos colaterais de medicamentos

21/09/2018

Publicado por Bruno Moré

A 2ª Câmara Civil do TJ manteve sentença da comarca de Joinville que julgou improcedente ação de indenização por danos morais, materiais e estéticos ajuizada por consumidora que não obedeceu a indicações constantes na bula de um produto para tratamento capilar, e por isso teve forte reação alérgica. A mulher sustentou que a empresa deve ser responsabilizada por colocar um produto defeituoso no mercado.


Projeto obriga laboratórios públicos a produzir insumos para tratamento de doenças negligenciadas

21/09/2018

Publicado por Câmara dos Deputados

Os laboratórios públicos de produção farmacêutica poderão ser obrigados a produzir os insumos ativos necessários para o tratamento de doenças negligenciadas, caso o Projeto de Lei 10096/18 seja aprovado pela Câmara dos Deputados.


MPF investiga vencimento de milhões de comprimidos para diabetes em depósito da prefeitura de Corumbá (MS)

21/09/2018

Relatório extraído do sistema da secretaria municipal de Saúde aponta o vencimento de 5 milhões de comprimidos em estoque


Páginas