Início Notícias

No Peru, Sindusfarma participa de congresso da indústria farmacêutica

08/12/2017

O gerente de Boas Práticas e Inovação do Sindusfarma, Jair Calixto, participou do IV Congresso Internacional da Indústria Farmacêutica, organizado pela consultoria Latfar, em Lima, no Peru, nos dias 1º e 2/12.
Jair representou o Sindusfarma em Congresso Internacional na capital peruana
Em sua palestra, Jair falou sobre entrada da Anvisa no ICH, os passos que levaram a agência a ser aceita e os Guias que foram trabalhados pelo Sindusfarma e seus associados, que serviram de base para a tomada de decisão para a entrada da Agência no ICH.

Jair também traçou um panorama da logística de medicamentos no Brasil relacionada a segurança da cadeia de abastecimento e medidas para diminuir os problemas e manter a qualidade e eficácia dos medicamentos, dadas as dimensões do território brasileiro.

Auditorias

Outro ponto apresentado pelo gerente do Sindusfarma foi a prática adotada em auditorias pelas agências sanitárias. Jair mencionou que há um desafio grande para os órgãos reguladores nas operações globais complexas na circulação de produtos acabados e semiacabados por vários países. A solução para dar mais agilidade e segurança é a convergência regulatória e os acordos de cooperação, que possibilitam a troca de informações entre os órgãos.

O congresso internacional realizou workshops sobre registros de produtos biosimilares, e o Fórum sobre Tendências em Auditorias Sanitárias das Entidades Regulatórias FDA, Anvisa, Digemid e a Conferência sobre Aplicação do Gerenciamento de Riscos na indústria farmacêutica Latinoamericana.

Além de representantes do Peru e Brasil, o evento contou com participantes e expositores dos EUA, Alemanha, Espanha, México, Porto Rico e Argentina.